Instagramer
da semana

Ver todos os instagramers
kitato
"Kitato desafia a lógica e as escalas, dá vida aos objectos inanimados que encontra, utiliza a luz e a sombra para criar realidades paralelas ao que os nossos olhos vêm."

@kitato

Se há contas incontornáveis no panorama do instagram nacional, esta é uma delas. Kitato desafia a lógica e as escalas, dá vida aos objectos inanimados que encontra, utiliza a luz e a sombra para criar realidades paralelas ao que os nossos olhos vêm. Faz isto todos os dias, não há arquivo no seu smartphone ou na sua X-t10, é um exercício diário de busca e criatividade que afirma o Instagram como um formato próprio no universo da fotografia. Kitato viaja, viaja bastante, mostra-nos o mundo aos seus olhos nas hashtags #kitatogoesto… Argélia, Irão, México, Bulgária e tantos outros e pára para nos mostrar o que encontrou no chão #fromwherekitatostands. Por trás das suas imagens há um linha coerente que é a cultura portuguesa e o nosso país, retratados nos traços mais genuínos, sem qualquer concessão ao mercantilismo folclórico.

Kitato é Luís Octávio Costa, jornalista do Público, instagramer indefectível e até há alguns meses curador da conta do P3, impulsionadora maior do instagram em Portugal e onde de alguma forma se começaram a desenhar os contornos do que podemos considerar hoje a comunidade que gravita em torno da app no nosso país. Pelo caminho foi considerado um dos 10 instagramers mais criativos do mundo pelo jornal americano Huffington Post em 2015. Quem o conhece sabe que respira fotografia, quem não o conhece pode encontrá-lo todos os dias das 9h às 10h, provavelmente com um sorriso, num quadrado do instagram.