Instagramer
da semana

Ver todos os instagramers
ruicartaxorod
"A galeria de Rui Cartaxo Rodrigues no Instagram constrói-se do olhar irrequieto do autor, por entre as sombras da cidade"

@ruicartaxorod

Como um bloco de notas sempre à mão, onde se aponta um pouco de tudo, de raciocínios mais ou menos elaborados à pequena anotação no topo de uma folha, a galeria de Rui Cartaxo Rodrigues no Instagram constrói-se do olhar irrequieto do autor, por entre as sombras da cidade, em fotografias das pessoas que passam absorvidas nas suas ideias ou actividades, um candeeiro, uma esquina na zona portuária, momentos suspensos de uma Lisboa que teima em resistir à dinâmica implacável do turismo. Depois há a família, momentos de maior intimidade desenhados a preto e branco ou a cores, invariavelmente pontuados pela presença do filho.

Quem já saiu à rua com o Rui para fotografar conhece a agilidade quase ninja com que, com a sua X100 - que outra câmara poderia ser? - vai ao encontro das cenas, das pessoas, procurando a informalidade do dia a dia como mandam as regras da fotografia de rua. Num imenso fôlego, a galeria vai-se construindo e fluindo sem ritmos declarados, ao sabor do seu olhar que ora se detém no momento único e isolado, ou se deixa navegar numa série mais longa documentando um dia de praia.